Anel Intracorneano (Anel de Ferrara) em Curitiba para Tratamento de Ceratocone

Tratamento de Ceratocone com Anel Intracorneano (Anel de Ferrara)

O ceratocone é uma doença que afeta a córnea, modificando seu formato e espessura, causando visão distorcida. Ele atinge aproximadamente uma pessoa em cada 2 mil e se caracteriza pelo aumento da curvatura corneana e afinamento da espessura da córnea, ocorrendo geralmente de forma progressiva.

Os principais sintomas são:

  • Dor de cabeça persistente
  • Fotofobia (sensibilidade exagerada à luz)
  • Dificuldade na visão
  • Alteração frequente do grau dos óculos

O ceratocone costuma surgir na adolescência e progredir até os 35 a 40 anos de idade. A rápida progressão da doença ocorre normalmente em adolescentes ou jovens adultos, no entanto, pode ocorrer em qualquer faixa etária.

Em cerca de 90% dos casos, tanto em mulheres quanto em homens, a doença afeta os dois olhos, sendo um olho mais prejudicado que o outro. É importante ressaltar que o ceratocone pode ser tratado em todas as suas fases e que existem técnicas avançadas que possibilitam o controle da sua evolução e melhora na qualidade de vida dos pacientes.

Ainda não se sabe as causas exatas desta patologia, porém, a origem genética é a causa mais provável. De acordo com o Dr. Artur Schmitt, PhD e especialista em córnea pela Universidade de Miami,  o ceratocone e a alergia ocular são associações  muito frequentes. Devido a isso, recomenda-se que pacientes com ceratocone não cocem os olhos, pois este hábito pode causar alteração das proteínas da córnea, provocando o seu enfraquecimento e consequentemente avanço da doença.

Diagnóstico do ceratocone

Durante o exame oftalmológico de rotina, o médico pode suspeitar da doença e solicitar determinados exames para facilitar e confirmar o diagnóstico. Os exames mais frequentemente solicitados são: paquimetria de córnea, tomografia de coerência óptica (OCT), topografia computadorizada de córnea, tomografia computadorizada de córnea (análise de Scheimpflug/Galilei). A tomografia computadorizada de córnea realiza a análise da curvatura anterior da córnea e também mostra a curvatura posterior e as aberrações da córnea, o que facilita o diagnóstico precoce e revela de forma mais precisa os sinais de avanço do ceratocone. Além disso, este exame possibilita descobrir se existe predisposição ao ceratocone em pacientes com a visão aparentemente normal ou que possuam familiares com a doença. “Portanto, é de extrema importância consultar um oftalmologista frequentemente, para evitar a progressão da doença”, afirma o Dr. Artur Schmitt.

Tratamento do ceratocone com anel intracorneano (Anel de Ferrara)

O tratamento do ceratocone com a implantação do anel intracorneano — ou Anel de Ferrara — é indicado quando o uso de óculos ou lentes de contato já não é suficiente para corrigir a visão. A cirurgia é realizada utilizando anestesia tópica com colírio anestésico e consiste no implante de um ou dois segmentos de anel PMMA (acrílico) transparentes e finos no estroma da córnea (interior da córnea). O procedimento é rápido e indolor e tem como objetivo regularizar a curvatura anterior da córnea, reduzindo o astigmatismo e melhorando a visão. É um tratamento seguro, que pode ser revertido e ajustável, pois os segmentos podem ser retirados ou reposicionados caso o resultado não tenha sido satisfatório.

A técnica mais modera utilizada para implantar o anel intracorneano é a técnica a laser (laser de femtosegundo), proporcionando resultados mais precisos, segurança e conforto para o paciente. “Após o anel ter sido implantando, reavalia-se o grau dos óculos e lentes de contato, pois muitos pacientes não precisam mais utiliza-los após a cirurgia”, completa o Dr. Artur Schmitt que foi um dos pioneiros na utilização de laser de femtosegundo no tratamento do ceratocone no Brasil.

anel intracorneano de ferrara em curitiba

Dr. Artur Schmitt é Doutor (PhD) e Mestre (MSc) em Oftalmologia pela Universidade Federal do Paraná e especialista em ceratocone pelo Bascom Palmer Eye Instiute da University of Miami, eleito nos últimos 15 anos o melhor Hospital de Olhos dos EUA. Atualmente o Dr Artur Schmitt atende em moderno centro de referência em Oftalmologia em Curitiba, Paraná, tratando ceratocone com as mais avançadas técnicas de tratamento.

Entre em contato para agendar sua consulta nos telefones abaixo:

(41) 3075-2020 | (41) 3075-2018 | (41) 9.9269-1977 (whatsapp)

 



Deixe uma resposta

Cirurgia de Ceratocone em Curitiba
Cirurgia de Ceratocone em Curitiba