Cirurgia de Catarata e Lentes Intraoculares para Catarata

A catarata se caracteriza pela opacificação do cristalino (lente natural do olho). Em condições normais essa lente é transparente, permitindo que a luz passe para o interior ocular, para que as imagens sejam focalizadas na retina, semelhante à maneira como as imagens são projetadas no filme de uma máquina fotográfica. O cristalino localiza-se entre a íris (parte colorida do olho) e o humor vítreo (substância viscosa que mantém o formato esférico do olho).

Segundo o Dr. Artur Schmitt, PhD,  normalmente a catarata atinge os idosos, sendo denominada catarata senil, e o principal sintoma é a visão embaçada.

Tratamento da Catarata

Infelizmente não existe tratamento clínico com medicamentos e exercícios, a única forma de tratamento da catarata é a cirurgia. Porém em alguns casos de catarata, nas fases iniciais, quando ocorre apenas uma leve redução visual, não é necessário ainda o tratamento cirúrgico, pois apenas uma alteração no grau dos óculos pode melhorar parcialmente a visão.

“O procedimento cirúrgico é indicado nos casos em que ocorre progressão da doença e o paciente tem dificuldades para realizar as tarefas cotidianas devido ao problema visual” explica o Dr. Artur Schmitt .

A cirurgia de catarata  progrediu muito nos últimos anos,  trazendo melhores resultados visuais, além de maior facilidade e conforto no pós-operatório. O procedimento é considerado muito seguro e com baixos índices de complicação.

Lentes intraoculares para cirurgia de Catarata 

Existem diversos modelos de lentes no mercado, de uma maneira geral elas podem ser dividas em 3 tipos:

  • Lentes tóricas: estas lentes corrigem o astigmatismo , oferecendo aos pacientes que apresentam astigmatismo maior independência dos óculos após a cirurgia.
  • Lentes monofocais: estas lentes corrigem apenas a miopia ou a hipermetropia, pois possuem apenas um foco.
  • Lentes para presbiopia (multifocais ou trifocais): estas lentes possuem alta tecnologia e podem corrigir o grau para longe e para perto (presbiopia ou vista cansada) , proporcionando maior independência aos pacientes em relação ao uso do óculos após a cirurgia.

A escolha da lente deve ser feita junto ao seu oftalmologista, que fará um exame completo e indicará a melhor opção para o seu caso.

Especialista em Catarata em Curitiba

Dr. Artur Schmitt é Doutor (PhD) e Mestre (MSc) em Oftalmologia pela Universidade Federal do Paraná estudou em Bascom Palmer Eye Instiute da University of Miami, eleito nos últimos 15 anos o melhor Hospital de Olhos dos EUA. Atualmente o Dr Artur Schmitt atende em moderno centro de referência em Oftalmologia em Curitiba, Paraná, tratando catarata e outras doenças oculares com as mais avançadas técnicas de tratamento.

Entre em contato para agendar sua consulta nos telefones abaixo:

(41) 3075-2020 | (41) 3075-2018 | (41) 9.9269-1977 (whatsapp)

Palavras-chave: especialista em catarata curitiba, melhor medico catarata, tratamento para a catarata em curitiba, operação de catarata em curitiba



Deixe uma resposta

Cirurgia de Ceratocone em Curitiba
Cirurgia de Ceratocone em Curitiba