O uso de Corticoides pode Provocar Catarata

Como já foi explicado em diversos artigos em nosso site, a catarata é uma doença progressiva que causa a diminuição da visão. Em seu estágio mais avançado, a doença causa a cegueira completa.

Porém, o que muitos ainda não sabem é a relação da catarata com o uso de corticoides. Os corticoides são medicamentos eficazes contra diversas doenças e, em muitos casos, são a única alternativa de tratamento. Porém, os corticoides apresentam uma série de efeitos colaterais.

Segundo especialistas, os corticoides do tipo oral, spray nasal (utilizado para bronquite e asma) e colírios usados em períodos prolongados estão relacionados com o surgimento e aceleração do desenvolvimento da catarata.

Enxergar bem não significa que está tudo bem com sua visão

Mais de 80% dos portadores de catarata só buscam um especialista quando a visão já está parcialmente comprometida. Por este motivo, mesmo que a visão pareça perfeita, é altamente recomendado a todos os usuários de corticoides que visitem um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano para o monitoramento e acompanhamento de doenças oculares.

Eu uso corticoides. E agora, o que fazer?

Se você é usuário de qualquer tipo de corticoide não interrompa o tratamento. Busque seu médico oftalmologista e conversem sobre as alternativas. Também é recomendado realizar um check-up ocular anualmente para ajudar a identificar possíveis doenças e problemas oculares.

Dr. Artur Schmitt – Cirurgia de Catarata em Curitiba

Para saber mais sobre o uso de corticoides, catarata e outras doenças oculares, agende uma consulta. Dr. Artur Schmitt é mestre em cirurgia ocular e médico especialista em Ceratocone pelo Bascom Palmer EyeInstitute da Universidade de Miami , eleito nos últimos 12 anos o melhor hospital de olhos dos EUA.

Dr Artur Schmitt

Av Candido Hartman, 1712

Curitiba – PR

Agende uma consulta pelo telefone (41) 3075-2020 ou pelo site: http://arturschmitt.com.br



Deixe uma resposta

Cirurgia de Ceratocone em Curitiba