Erros de refração da visão

Nossos olhos são os principais responsáveis pelas informações que captamos e para isso precisam estar em plena forma. A miopia, hipermetropia e astigmatismo são os chamados erros de refração. Muitas vezes, devido a dificuldade visual que podem causar, requerem correção óptica (com óculos ou lentes de contato) ou cirurgia refrativa (tratamento a laser para eliminar o uso de óculos).

Miopia

Na miopia, o foco visual se forma antes da retina. Então paciente tem dificuldade de enxergar de longe.

Neste caso, sua visão é clara quando você olhar para coisas ou objetos que estão próximos a você, mas os objetos que estão mais longe parecem fora do foco ou embaçados. Isso pode lhe atrapalhar quando está dirigindo, praticando esportes ou tentando reconhecer as pessoas e objetos à distância. Pode ainda levar a fadiga ocular e dores de cabeça.

As lentes de óculos para correção da miopia são as lentes ditas negativas ou divergentes (côncavas). Quanto maior grau mais espessa a lente. O uso dos óculos faz com que a imagem que caía antes da retina agora caia exatamente em cima da retina e, com isso, a visão fica nítida. As lentes para miopia causam um efeito de diminuir tamanho do rosto da pessoa que está usando. Isso é bem nítido em graus altos com lentes grossas. Hoje existem lentes para corrigir miopia que são bem finas e causam um efeito estético muito melhor do os óculos fundo de garrafa de antigamente.

Hipermetropia

A hipermetropia é o contrário da miopia. É quando foco se forma depois da retina. A Hipermetropia é problema de refração, ou seja, ela ocorre quando os raios luminosos incidem de maneira incorreta na retina e prejudica a formação da imagem na área do cérebro responsável por isso. Quanto mais divergente for a incidência desses raios, pior será a acuidade visual do paciente.

O grau do hipermétrope, geralmente diminui com crescimento do olho, e é comum assistir as pessoas que necessitavam de óculos durante a infância , mas que deixaram de os usar na idade adulta. A Hipermetropia pode também estar associada ao aparecimento de estrabismo acomodativo na infância, com aparecimento de sintomas, geralmente, em torno dos 2 anos de idade, onde deverá ser efetuada uma correção total com lentes de óculos adequadas.

Astigmatismo

O astigmatismo é quando o foco visual, ao invés de se formar em um único ponto, se forma em dois pontos. Pode ser antes e depois da retina. E isso gera uma dificuldade longe e perto. É como se faltasse foco e a visão fica borrada tanto longe quanto perto.

Muitas pessoas têm algum grau de astigmatismo. Na verdade, é raro encontrar um olho perfeitamente formado. Acredita-se que astigmatismo é hereditário, portanto se você tem astigmatismo, é muito provável que seus filhos também tenham. Muitas pessoas confundem astigmatismo com olho preguiçoso (ambliopia). Não se trata da mesma doença, embora astigmatismo possa contribuir para a ambliopia.

A forma mais eficiente de eliminar ou corrigir a necessidade de óculos para perto ou para longe, é com um procedimento a laser chamado de cirurgia refrativa. Neste caso, um laser promove em poucos segundos, de forma indolor, um micropolimento da córnea, regularizando a sua curvatura e o paciente deixa de usar óculos.

Cirurgias Refrativas em Curitiba

O Dr Artur Schmitt é Mestre e Doutorado (PhD) pela UFPR e especialista pelo Bascom Palmer Eye Institute da Universidade de Miami, eleito nos últimos 12 anos o melhor hospital de olhos dos EUA. O Dr Artur Schmitt realiza seus atendimentos em moderno consultório oftalmológico em Curitiba.  Para saber mais acesse WWW.arturschmitt.com.br ou ligue para  41 30752018 ou 41 30752020



Deixe uma resposta

Cirurgia de Ceratocone em Curitiba