Lentes com sensores podem medir diabetes

Os diabéticos e outros pacientes que precisam coletar sangue todos os dias para realizar algum exame sabem como são doloridos esses procedimentos.

16114024203195

Porem um grupo de pesquisadores apresentaram uma possível solução  para tornar a vida dessas pessoas um pouco melhor, trata-se de uma lente de contato capaz de aferir níveis de glicose no sangue do paciente, por meio de um sensor biométrico, o estudo foi publicado no periódico cientifico da American Chemical Society.

Os sensores são alocados à uma lente de contato comum e transparente. Assim, eles conseguem monitorar os sinais biológicos (glicemia, ácido úrico) do indivíduo apenas por meio da análise de suas lágrimas. “Nosso objetivo é detectar os biomarcadores nas lágrimas e não no sangue do paciente, o que torna a tecnologia muito menos invasiva”, diz o engenheiro americano Gregory Herman, da Universidade do Estado do Oregon, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo.

imagesDe acordo com Herman, os sensores das lentes possuem uma enzima sensível à glicose. Dessa forma, cada vez que o dispositivo está na presença de açúcar, sua enzima se modifica. Isso permite que os cientistas acompanhem o níveis de glicose dos pacientes apenas monitorando a lente.

Inicialmente, a tecnologia foi desenvolvida para aferir somente as taxas de glicemia no sangue. Porém, as pesquisas se expandiram para que o dispositivo também monitore outros sinais biológicos como ácido úrico, colesterol, dentre outros. “Durante as pesquisas, descobrimos também que podemos alterar a química do dispositivo para termos um sensor de ácido úrico, importante biomarcador de doenças renais”, exemplifica o pesquisador.

As lentes ainda estão em fase de testes e não há previsão para chegarem ao mercado, porém os pesquisadores dizem que podem ser produzidas em larga escala e ter os custos menores do que outros procedimentos.

sb-lente-contato-inteligente3O Dr. Artur Schmitt médico oftalmologista explica que através dos olhos muitas doenças podem ser diagnosticadas, como a própria diabetes. Por isso é importante a realização de consultas regulares com o oftalmologista.

 

fonte: http://veja.abril.com.br/tecnologia/adeus-agulhas-lentes-com-sensores-podem-medir-o-diabetes/

 



Deixe uma resposta

Cirurgia de Ceratocone em Curitiba