Metade da População Mundial pode ser Míope até 2050

Estudos recentes indicam que a miopia é uma epidemia e que metade da população mundial pode desenvolver a doença até 2050.

Segundo os estudos, a miopia não está ligada somente a questões hereditárias, mas que o ambiente exerce fortes influências para o desenvolvimento da doença.

Um estudo realizado na comunidade de Inuit, no Canadá,  demonstrou que a geração de pessoas com mais idade apresentava poucos casos de miopia, enquanto cerca de 20% das crianças da região precisavam de óculos. Segundo os estudos realizados, as crianças estão cada vez mais propensas a desenvolver a miopia pois passam a maior parte do tempo em ambientes fechados e não ao ar livre. O estudo também indica que o uso excessivo de maneira forçada da visão para leitura, por exemplo, também favorece o desenvolvimento da doença.

Cientistas afirmam que o maior causador de miopia e outras doenças oftalmológicas é o fato do ser humano moderno passar muito tempo em ambientes fechados, e não apenas o ato de ler.

Diversas pesquisas foram feitas ao redor do mundo e todas indicam que pessoas que passam mais tempo ao ar livre tem menos chances de desenvolver a doença, em relação a pessoas que ficam muito tempo em ambientes fechados.

Por que ficar em ambientes fechados favorecem o desenvolvimento da miopia?

Uma pesquisa realizada na Autrália, na Universidade de Queensland sugere que a luz do sol nutre os olhos, fortalecendo a visão e diminuindo as chances de desenvolver a miopia.

Outro fator, segundo os pesquisadores, é que a exposição do corpo ao sol estimula a fixação da vitamina D no organismo. A vitamina D é responsável pela saúde do cérebro, regular a saúde dos olhos, sistema imunológico, entre outros.

Outra ideia que também tem aceitação no campo científico é que a exposição ao sol favorece a liberação de dopamina nos olhos, desfavorecendo o crescimento do globo ocular que causa a miopia.

tratamento para miopia

Miopia pode ser totalmente corrigida com laser

A miopia pode ser corrigida com tratamentos que envolvem laser. O tratamento chama-se cirurgia refrativa a laser. 

A cirurgia refrativa a laser é o melhor procedimento para tratamento e a correção de miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia.

Se você deseja saber como funciona o tratamento da miopia com cirurgia refrativa clique: Cirurgia Refrativa a Laser.



Deixe uma resposta

Cirurgia de Ceratocone em Curitiba