O que é Anel de Ferrara

A implementação do anel de ferrara ,  ou anel intra corneano, é um dos procedimentos mais realizados para auxiliar na correção ocular dos pacientes com ceratocone. Este anel é um dispositivo médico que será implementado no estroma corneano, para que auxiliar a regularização da deformação da córnea.

O anel de ferrara é feito de polimetilmetacrilato, sendo um material comprovadamente inerte e biocompatível. É utilizado de uma forma muito eficaz há várias décadas. A realização do tratamento com a utilização do anel de ferrara pode variar de acordo com o grau de evolução e do diagnóstico que deve ser realizado por um oftalmologista. 

Implementação do anel de ferrara

Atualmente o implante de anel é realizado preferencialmente com  a utilização do laser de femtosegundo, o que tornou o procedimento muito mais rápido e seguro, afirma o Dr. Artur Schmitt, especialista em Ceratocone pela Universidade de Miami.

A duração da cirurgia é de aproximadamente 5 minutos e a utilização de colírios de antibiótico, e anti-inflamatório possibilitará um pós-operatório mais confortável e seguro.

A recuperação da visão é progressiva e poderá levar até 3 meses para sua estabilização. Entretanto é possível que no dia seguinte, o paciente reassuma as suas atividades habituais. Os cuidados para evitar contaminação deverão ser observados por 30 dias, sendo estes, evitar banhos de piscina e mar, além de sauna a vapor e principalmente evitar coçar os olhos.

Este procedimento cirúrgico acontece através da implementação de um disco de acrílico entre as camadas da córnea, com o objetivo de aplana-lá de modo que possa retornar a sua forma original. O anel de ferrara possui um design que é ideal para permanecer confortável no olho do paciente..

A utilização do anel como tratamento ideal para o ceratocone é indicado especialmente para:

  • Pacientes que possuem a ceratocone e são intolerantes a lentes de contato
  • Pacientes que possuem a doença em evolução
  • Astigmatismo pós ceratoplastia penetrante
  • Astigmatismo irregular pós ceratotomia radial
  • Degeneração marginal pelúcida.

O anel de ferrara foi reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina, como um procedimento terapêutico para ceratocone, uma vez que tem a intenção de proporcionar a regularização da superfície corneana onde pode ser identificado um formato de cone. Este item que será utilizado durante o tratamento possui uma órtese composta de dois segmentos semicirculares de espessuras variáveis, com 5mm de diâmetro sendo confeccionada com o mesmo material de lentes intraoculares.

 

Benefícios do anel de ferrara

Um dos maiores benefícios da utilização deste anel, para o tratamento do ceratocone está no fato de que proporciona uma correção imediata da baixa visual do paciente.

Outro benefício que pode ser identificado, é o rápido retorno do paciente para as suas atividades cotidianas além de obter uma visão mais natural em relação àquela fornecida pelo transplante de córnea. Confira outros benefícios que podem ser alcançados com a realização deste procedimento cirúrgico:

  • Baixa incidência de complicações
  • Realizada com anestesia tópica (utilização de colírios) em regime ambulatorial
  • O anel pode ser removido e a córnea irá retomar as suas dimensões originais pré-implante, ou melhor , pode ser um procedimento reversível
  • O anel pode ser substituído ou reposicionado, caso necessário, para proporcionar um melhor conforto para o paciente, além de melhores resultados.
  • Os resultados são mantidos e reprodutíveis ao longo do tempo de utilização do anel
  • Uma vez que se trata de uma técnica de adição, o anel de ferrara pode preservar o eixo nobre da córnea.

O anel de ferrara, ou anel intraestromal, pode em muitos casos evitar ou adiar o transplante de córnea, mellhorando a  qualidade de vida do paciente.

Para saber mais informações, por favor ligue para a equipe do Dr Artur Schmitt, médico especialista em ceratocone pela Universidade de Miami e que atende em Curitiba, no Hospital Barigui de Oftalmologia ( tel 41 30752018 ou 41 3075 2020) , clínica referência em tratamento para o Ceratonoce no Paraná.

 

Anel de ferrara em Curitiba

Para saber mais informações, por favor ligue para a equipe do Dr Artur Schmitt, médico especialista em ceratocone pela Universidade de Miami e que atende em Curitiba, noHospital Barigui de Oftalmologia (41) 30752018 ou (41) 3075 2020 , clínica referência em tratamento para o Ceratocone no Paraná.



Deixe uma resposta

Cirurgia de Ceratocone em Curitiba