O que é Presbiopia

A presbiopia, ou vista cansada, é uma das doenças oculares que podem ser identificadas com o avanço da idade de uma pessoa. Esta doença pode ter os seus primeiros sintomas geralmente próximo aos 40 anos de idade.  

De forma simples, a presbiopia é caracterizada pela perda de qualidade da visão para perto, que acontece de forma natural com o avançar da idade, e com o aparecimento dos primeiros sintomas, os olhos apresentam a dificuldade para focalizar objetos muito próximos. A presbiopia pode ser conhecida também como ‘’vista cansada’’.   

O QUE É PRESBIOPIA

A presbiopia é causada pelo processo de envelhecimento natural do corpo, de modo que não existe um procedimento que possa ser realizado para prevenir a chegada desta doença.

Para o bom funcionamento da nossa visão, são necessários alguns pequenos músculos e lentes naturais, que podem proporcionar a boa visão, como por exemplo, o cristalino, que é uma estrutura ocular semelhante a uma lente e que muda a sua forma para conseguir focalizar corretamente imagens e objetos que estejam próximo aos olhos e para isso é necessário o auxílio dos músculos ciliares. No entanto, com o passar do tempo esses músculos  e estruturas podem não funcionar corretamente, e isso acontece a partir do momento em que o cristalino não consegue se adaptar adequadamente e focar a imagem, prejudicando então a perda da visão.

O avanço do grau da presbiopia pode acontecer até os 65 anos de idade, quando o grau pode ser estabilizado. Uma pessoa será identificada com o grau de presbiopia, a partir do momento em que for identificada a perda da elasticidade do cristalino com consequente perda de visão para perto.

SINTOMAS DA PRESBIOPIA

A presbiopia ou vista cansada geralmente ocorre em  pacientes acima dos 40 anos de idade . O paciente observa  a perda de qualidade visual para perto necessitando afastar o objeto a ser visualizado, como por exemplo quando o paciente precisa  esticar o braço para poder ler uma revista  .

Existem medicamentos que poderão aumentar a chances de aparecimento da presbiopia precoce, sendo estes medicamentos antidepressivos, anti-histamínicos e também diuréticos. Até mesmo alguns quadros de condições de saúde que podem favorecer o aparecimento da doença, como por exemplo, quadros de anemia, diabetes, esclerose múltipla e até mesmo doenças cardiovasculares.

Os principais sintomas da presbiopia são:

  • Dificuldade em enxergar letras e imagens que são muito pequenas.
  • Visão borrada.
  • Dores de cabeça e cansaço depois da realização de algumas tarefas que possam envolver a visão de perto.
  • Necessidade de afastar o material que está lendo.

TRATAMENTO PARA A PRESBIOPIA

Para que uma pessoa possa ter a sua visão normalizada, existem alguns procedimentos que podem ser realizados, como por exemplo:

  • Utilizar óculos para perto ou ainda multifocais;
  • Utilizar lentes de contato multifocais;
  • Realizar o implante de lentes intraoculares , como as lentes intraoculares multifocais para não haver necessidade de uso de óculos;
  • Correção da visão a laser (cirurgia refrativa a laser), eliminando a necessidade de uso de óculos para perto e para longe.

Tratamento para presbiopia em Curitiba

Para saber mais sobre o tratamento da presbiopia ou vista cansada e como eliminar a necessidade do uso dos óculos para leitura, entre em contato com o Dr Artur Schmitt, Mestre e Doutorado (PhD) pela UFPR e pós graduado pelo Bascom Palmer Eye Institute da Universidade de Miami, considerado nos últimos 11 anos o  Melhor Hospital de Oftalmologia dos EUA . O Dr Artur Schmitt atende  atualmente em Curitiba em um moderno  centro de referência em cirurgia refrativa. Saiba mais em www.arturschmitt.com.br ou pelos telefones (41) 30752020  ou (41) 30752018.n



Deixe uma resposta

Cirurgia de Ceratocone em Curitiba