Quais são as Opções de Tratamento para Ceratocone?

Ceratocone é uma doença não inflamatória que altera o formato da córnea, deixando a mais cônica que o normal. É intensificada pelo hábito de coçar os olhos e normalmente é bilateral, no entanto a causa da doença ainda é desconhecida. Sabe-se apenas que as causas são genéticas. Segundo pesquisas, é a distrofia mais frequente da córnea, afetando uma pessoa a cada mil, ocorrendo em todo o mundo apesar de alguns grupos étnicos terem uma prevalência maior.

“É essencial informar que o Ceratocone não é contagioso e nem é influenciado por fatores externos, exceto pelo costume de coçar os olhos que pode agravar a doença” explica o Dr. Artur Schmitt.

Sintomas do Ceratocone

O paciente com ceratocone tem dificuldades para enxergar mesmo logo após ter trocado de óculos, a visão nunca fica perfeita, como se o grau não parasse de aumentar. A sensibilidade à luz é outro sintoma muito comum.

melhor tratamento para ceratocone em curitiba

Tratamento do Ceratocone

  • Lentes de contato: inicialmente o uso de óculos ou lentes de contato pode ser suficiente para tratar a doença. Atualmente, novas lentes tem apresentado bons resultados. A híbrida é mais rígida na região central e gelatinosa na periférica. Já as lentes esclerais tem um diâmetro maior e conseguem se apoiar na esclera (parte branca do olho), proporcionando grande conforto e segurança;
  • Crosslinking: esta técnica endurece a parte anterior da córnea estabilizando o ceratocone. O procedimento consiste em aplicar riboflavina (B2) na córnea, esta vitamina impulsiona novas ligações entre as moléculas de colágeno quando expostas a luz ultravioleta. Somente gotas de colírio anestésico são utilizadas para que o paciente não sinta dor durante o procedimento . O crosslinking é uma opção segura e que tem apresentado resultados excelentes.
  • Anéis intracorneanos: são utilizados na fase intermediária da patologia, com o objetivo de melhorar a regularidade da córnea e acuidade visual. Eles consistem em segmentos de arco de acrílico especial, que serão inseridos na córnea com a utilização de laser de femtosegundo.
  • Transplante de córnea: esta opção é indicada em fases mais avançadas da doença. O transplante de córnea normalmente não costuma apresentar rejeição e as taxas de sucesso são superiores a 97%.

Tratamentos para Ceratocone em Curitiba 

Dr. Artur Schmitt é Doutor (PhD) e Mestre (MSc) em Oftalmologia pela Universidade Federal do Paraná e especialista em ceratocone pelo Bascom Palmer Eye Instiute da University of Miami, eleito nos últimos 15 anos o melhor Hospital de Olhos dos EUA. Atualmente o Dr Artur Schmitt atende em moderno centro de referência em Oftalmologia em Curitiba, Paraná;

Entre em contato para agendar sua consulta nos telefones abaixo:

(41) 3075-2020 | (41) 3075-2018 | (41) 9.9269-1977 (whatsapp)



Deixe uma resposta

Cirurgia de Ceratocone em Curitiba
Cirurgia de Ceratocone em Curitiba