Saúde dos Olhos

Os olhos são de grande importância no organismo humano, uma vez que nos proporcionam um conhecimento do mundo e daquilo que está ao nosso redor. Por isso, é de grande importância dedicar os devidos cuidados e atenção para a saúde dos olhos.

Para manter uma boa visão e saúde ocular, é importante verificar alguns quesitos como por exemplo, a nutrição, estilo de vida adotado e os cuidados preventivos. 

Principais cuidados com a saúde dos olhos

Um dos cuidados essenciais e que pode afetar diretamente na boa visão, é a alimentação de uma pessoa. Estudos que são realizados nesta área, comprovam que os nutrientes com ômega-3, zinco e vitaminas C e E podem auxiliar de um modo muito eficaz a evitar possíveis problemas oculares, principalmente aqueles que estão relacionados com a idade, como por exemplo a degeneração macular e a catarata. Possuir uma dieta que seja rica nestes componentes pode proporcionar uma maior saúde ocular.

Outro cuidado que possui grande importância, e que deveria ser respeitado com maior frequência por todas as pessoas, é a utilização dos óculos de sol. Quando passar um longo período exposto ao sol, é importante utilizar este item, uma vez que conseguem proteger os olhos do calor e também dos raios ultravioleta (UV), é essencial utilizar os óculos escuros, pois ele consegue bloquear de 99 a 100% dos raios UVA e UVB, proporcionando maior cuidado e proteção para os seus olhos , podendo evitar ou retardar doenças como a catarata, pterígeo e degeneração macular.  

Ao utilizar um computador para realizar trabalhos acadêmicos ou corporativos, é importante separar um tempo para descanso, para não ocasionar a síndrome da visão do computador (CVS). Olhar diretamente para um computador durante um longo período pode comprometer a visão do usuário. Estudos que foram realizados, indicam que 90% das pessoas que utilizam um computador pelo menos três horas por dia, podem sofrer algum tipo de problema visual.

 

 

Mentiras e verdades sobre a saúde ocular

Uma vez que a informação é dissipada por vários meios de comunicação e até mesmo por várias gerações, pode acontecer de algumas informações chegarem até nós de uma maneira errada, e por isso é importante buscar o conhecimento correto, sobre as informações que podem auxiliar a obter cuidados eficazes com os olhos.

Há quem diga que só é preciso visitar um oftalmologista quando existe algum incômodo nos olhos ou qualquer suspeita de problema, mas isto não é verdade. Com o objetivo de manter uma boa visão, é importante que os exames oftalmológicos sejam realizados de forma periódica, para que antes mesmo de surgir um problema, este seja identificado e tratado para não incomodar o paciente.

No entanto, um conselho que muitas pessoas dão e que é verdade, é não forçar a vista por um longo período, uma vez que pode ocasionar  dor de cabeça .  O esforço para manter o foco nítido em objetos ou imagens como um livro, ou computador, por muito tempo, pode gerar uma fadiga do sistema visual o que pode gerar uma cefaleia secundária.

Se a sua mãe dizia para não passar muito tempo perto da televisão ou do computador, pois teria a sua visão prejudicada, saiba que ele estava errada. Ficar perto da tela do computador ou da televisão não irá prejudicar a sua visão a longo prazo, apenas deixará os olhos secos, podendo provocar uma irritação nos olhos. Por sua vez, existe um fator que pode sim prejudicar a sua visão, sendo a atividade de fixar a sua visão no sol. Olhar diretamente para o sol por um tempo, mesmo que seja pequeno, pode queimar as células da mácula, que é a região nobre da retina, que é a parte responsável pela visão central. Por isso, evite olhar diretamente  para o sol, pois se a exposição for  prolongada poderá causar lesões irreversíveis como degeneração macular.

Outra sugestão para o cuidado com os olhos , é evitar “coçar” os olhos , pois este hábito pode estar associado a doença ceratocone, em que o paciente vai perdendo visão por uma tortuosidade progressiva da córnea.

Cirurgia para os olhos em Curitiba

Dr. Artur Schmitt, médico formado na Universidade Federal do Paraná com residência médica em oftalmologia na Universidade Federal do Paraná. Possui especialidade em Catarata, Cirurgias Refrativas e Córnea e Ceratocone. Para realizar uma cirurgia eficaz que irá trazer apenas benefícios para a sua saúde, entre em contato com Dr. Artur Schmitt pelo telefone (41)3075.2020 | (41)3075.2018 ou acesse http://arturschmitt.com.br para saber mais.



Deixe uma resposta

Cirurgia de Ceratocone em Curitiba