Como é a catarata ocular?

A catarata é considerada a principal causa de cegueira no Mundo, respondendo por metade dos casos relatados.

A visão é um dos principais sentidos que temos. Alguns estudos apontam que mais de 50% da nossa interação com o meio é realizada através da nossa visão.

Existem vários tipos de catarata, sendo que a causa mais comum é o próprio envelhecimento, ou seja, a catarata senil.

Neste caso a perda progressiva da visão associada ao envelhecimento, tem um impacto significativo na vida do paciente, que tem sua qualidade de vida reduzida, perdendo mobilidade, independência e muito mais.

Como é a Catarata Ocular

O olho é composto de várias partes, uma delas é o CRISTALINO, uma espécie de lente natural, que tem como função auxiliar no efeito de refração, na qual a luz refletida pelos objetos muda de direção e atinge a retina, onde será transformada em impulsos elétricos, que são enviados para o cérebro decodificar e compreender.

O cristalino afetado pela catarata começa a ficar opaco (esbranquiçado), a luz que passa pela lente natural agora fica difusa, e a visão embaçada, sem brilho, perdendo contraste, cor e definição.

A Catarata é o termo utilizado quando ocorre a opacificação (esbranquiçamento) do cristalino do olho, que é a lente natural da parte interna do olho. Geralmente a catarata ocorre na terceira idade, como um processo natural do envelhecimento do olho, porém pode ocorrer em qualquer fase da vida.

Cirurgia de Catarata em Curitiba

Para maiores informações, entre em contato com Dr. Artur Schmitt.



Deixe uma resposta

Cirurgia de Ceratocone em Curitiba
Cirurgia de Ceratocone em Curitiba