O implante do Anel de Ferrara é uma alternativa para o tratamento de pacientes que apresentam ceratocone e desejam melhorar a visão.
Os anéis são confeccionados em polimetilmetracrilato e, geralmente, são implantados um ou dois segmentos na córnea.
Pode ser realizado em pacientes de praticamente qualquer idade, pois o material utilizado para confecção não provoca rejeição.
O implante visa diminuir e regularizar a curvatura da córnea, de forma a obter uma correção específica para melhorar a visão do portador de ceratocone. É um procedimento reversível e o paciente não sente o anel presente dentro da córna.
Além disso, esta técnica possibilita diminuir erros refrativos do paciente.
O procedimento é feito com anestesia local (somente colírios) e os riscos de complicações são mínimos. Porém, é necessário que o paciente siga corretamente as orientações do oftalmologista para evitar intercorrências. Atualmente o procedimento de Anel de Ferrara é feito com laser, sem sangramentos e todo o procedimento dura em torno de 10 minutos.
Uma dúvida comum de meus pacientes é se eles poderão utilizar, se necessário, óculos ou lentes de contato após o implante de anel. A resposta é sim, pois o anel intracorneano não impede o uso de óculos ou lentes de contato.
Whatsapp: (41) 9.9269-1977⠀⠀⠀
Dr. Artur Schmitt — Ceratocone, Cirurgias Refrativas e Cirurgia de Catarata em Curitiba⠀