A miopia é um erro refrativo que tem como característica principal a dificuldade em enxergar objetos distantes, e com clareza os objetos próximos, o que dificulta a prática de esportes, direção de automóveis, entre outras atividades esportivas e profissionais. A miopia ocorre devido a um erro no processo de convergência dos raios de luz que chegam até nossos olhos, fazendo com que imagens que distantes sejam formadas na região frontal da retina, e não na própria retina.
Existem diferentes graus de miopia. Em graus mais avançados, o portador da doença consegue ver com clareza apenas objetos próximos, a apenas alguns centímetros de distância, já os portadores da doença nos estágios menos avançados poderão ver objetos com clareza a muitos metros de distância.
Segundo a SBO (Sociedade Brasileira de Oftalmologia), em torno de 40% de toda a população ocidental sofre com algum grau de miopia, e estes números tendem a aumentar nos próximos anos devido ao uso frequente de smartphones e computadores. Isso por que, o uso contínuo destes dispositivos faz com que muitos jovens e adultos não exercitem a visão para longas distâncias, o que, segundo alguns estudos, pode favorecer o desenvolvimento e agravamento da miopia.
Como a Miopia se desenvolve ao longo da vida
O desenvolvimento da miopia varia de caso para caso. Em alguns pacientes ela vai se desenvolver rapidamente, e em outros, o avanço ocorre de forma lenta e gradual. Na maioria dos casos, a miopia piora durante a infância e adolescência, sendo necessário o uso de óculos ou lentes de contato para correção dos erros refrativos.
Quais são as causas da miopia?
O processo de focar uma imagem consiste de vários processos e partes do olho, duas delas são fundamentais: a córnea e o cristalino.
Em um olho “perfeito”, ambos terão uma superfície mais esférica e uma curvatura mais lisa, desta forma, a luz chegará perfeitamente até a retina, eliminando assim qualquer imperfeição da visão decorrente de erros refrativos como miopia, astigmatismo e hipermetropia. Entretanto, se houver alguma deformidade como falta de uniformidade ou curvas irregulares na córnea, a luz não chegará corretamente na retina, causando os erros refrativos, como a miopia.
Desta forma, a miopia ocorrerá quando a curvatura da córnea for muito grande ou em olhos muito longos.
Existem diversas opções de correção para a miopia, tais como óculos, lentes e cirurgia refrativa a laser, sendo esta última uma excelente opção, por reduzir ou eliminar completamente a necessidade do uso de óculos e lentes.
A cirurgia de miopia, também chamada de cirurgia refrativa a laser, é um dos procedimentos mais realizados em oftalmologia em todo o mundo.
Trata-se de uma técnica cirúrgica amplamente testada e estudada há muitos anos, e hoje encontra-se num estágio muito avançado, com alta previsibilidade e raros casos de complicações.
Existem outros erros refrativos como astigmatismo e hipermetropia.
A córnea por sua vez tem como finalidade proteger os olhos, e também ajuda a focar a luz no fundo do olho, onde será processada formada.
No entanto, quando existem alterações na curvatura da córnea, o foco pode ser alterado de posição, e assim provocar os chamados erros refrativos: miopia, astigmatismo e hipermetropia.
A cirurgia de miopia a laser tem como finalidade a correção da curvatura da córnea, para corrigir o grau e permitir que a imagem seja formada corretamente.
Na cirurgia é utilizado o EXCIMER LASER de alta precisão, que irá remodelar a córnea, em mínimos detalhes, com muita segurança para o paciente.
A cirurgia dura poucos minutos e logo em seguida o paciente pode ir para casa, a recuperação é muito rápida e praticamente indolor, somente um leve desconforto nos olhos, que pode ser facilmente controlado com o uso de colírios anestésicos.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) existem 300 mil pessoas com miopia na cidade de Curitiba.
Curitiba é uma das principais capitais do Brasil, reconhecida internacionalmente por inovações no transporte público e na urbanização da cidade. A cidade de Curitiba possui cerca de 1,8 milhões de habitantes, dos quais mais de 300 mil podem ter miopia.
A Cirurgia Refrativa para Miopia é segura?
Uma dúvida comum dos pacientes é se a cirurgia de miopia, ou cirurgia refrativa, é segura.
Todo procedimento cirúrgico possui algum risco, mas na oftalmologia esse risco é controlável e previsível, por ser tratar de procedimentos minimamente invasivos.
A parte mais importante de uma cirurgia de miopia é verificar se o paciente realmente tem indicação para realizar o procedimento, visto que nem todos podem se beneficiar da cirurgia refrativa a laser. Isso ocorre por vários motivos, como condições da saúde ocular, existência de outra doença associada ao erro refrativo, presença de infecção ou outras condições limitantes.
Após essa análise clínica, são realizados exames avançados que irão auxiliar o médico oftalmologista a decidir se a cirurgia irá ajudar a melhorar a visão do paciente, podendo até mesmo eliminar a necessidade do uso dos óculos ou lentes de contato.
Durante todo esse processo, o paciente é comunicado de forma sincera e objetiva, para que se sinta seguro e confiante quanto ao procedimento.
Esses cuidados iniciais tornam a cirurgia muito mais segura e previsível, a tecnologia atual e o estudo constante sobre o procedimento permite uma tomada de decisão segura e assertiva.
Por isso são muito raros os casos de complicação na cirurgia de miopia a laser.
Como funciona a cirurgia de miopia a laser em Curitiba?
Quando o paciente procura pela cirurgia refrativa, é porque não se sente confortável com o uso de óculos e lentes de contato, que causam desconforto e limitam um pouco as atividades diárias.
A cirurgia de miopia a laser tem como finalidade a remodelação da córnea, para que o erro refrativo, no caso a miopia, seja eliminado ou reduzido ao máximo, melhorando a qualidade da visão, reduzindo ou eliminando a necessidade do uso de óculos e lentes de contato.
O procedimento demora poucos minutos.
Durante a cirurgia explicamos para o paciente, detalhadamente, cada passo do procedimento, para que o mesmo se sinta seguro e confiante durante todo o processo.
Não é necessário internação, o paciente é liberado logo depois do procedimento.
Antes da cirurgia são instilados em seus olhos colírio anestésico, que será suficiente para reduzir o desconforto durante o procedimento, visto que é praticamente indolor.
A cirurgia é realizada em um olho de cada vez, com o equipamento que realiza a remodelação da córnea sendo configurado de acordo com os exames pré-operatórios do paciente, portanto é uma cirurgia personalizada.
Se a técnica escolhida for a PRK, na primeira etapa do procedimento é aplicado uma solução que irá remover temporariamente uma fina camada que cobre a córnea, conhecida como epitélio, esse tecido é reconstituído rapidamente nos dias seguintes à cirurgia.
Após essa fase, é aplicado o laser em cima da córnea, que em segundos remodela sua superfície, melhorando a qualidade da visão.
Depois o mesmo processo é repetido no outro olho, e o paciente já pode voltar para a casa, seguindo todas as recomendações médicas.
A cirurgia de miopia em Curitiba provoca dor?
O uso de óculos ou lentes de contato, podem atenuar os sintomas, mas geram outros incômodos, que só quem usa esses acessórios entende o quanto é complicado conviver com determinadas limitações em seu dia-a-dia.
Uma dúvida recorrente dos pacientes é se a cirurgia de miopia vai provocar dor durante o procedimento.
Quando falamos da aplicação do LASER PARA REMODELAR A CÓRNEA, pensamos que este processo pode causar dor, mas é uma sensação de desconforto somente. A grande maioria dos pacientes julga que a cirurgia é indolor.
A cirurgia na verdade dura poucos segundos, sendo um procedimento muito rápido, todo o processo dura somente alguns minutos e a maior parte do tempo é para preparar o equipamento e paciente.
O processo de cicatrização dependendo da técnica utilizada pode resultar em um desconforto maior, mas é facilmente contornado com uso de colírios anestésicos.
Cirurgia Refrativa em Curitiba: Onde fazer?
Para maiores detalhes sobre o procedimento, entre em contato com Dr. Artur Schmitt, médico oftalmologista especialista em Curitiba.