O que é ceratocone? Existe tratamento em Curitiba para ceratocone?

A Córnea é a estrutura transparente localizada na parte frontal do olho. Ceratocone é uma doença que ocorre na córnea alterando o seu formato e espessura, resultando em distorção da visão.

ceratocone (do grego : “kerato” significa córnea e “conus” cone) é caracterizado por um aumento da curvatura da córnea e afinamento da espessura corneana de caráter geralmente progressivo. Atinge aproximadamente 1 pessoa em cada 2 mil. Na maior parte dos pacientes aparece na adolescência e progride até os 35 a 40 anos de idade. O avanço mais rápido da progressão da doença ocorre geralmente em adolescentes ou adultos jovens, porém pode ocorrer em qualquer idade.

Assista à breve explicação do Dr. Artur Schmitt, especialista em Ceratocone em Curitiba, sobre a doença.

Abaixo a imagem ilustra a diferença entre uma córnea normal e uma córnea com ceratocone.
tratamento e cirurgia de ceratocone em curitiba

Ceratocone atinge os dois olhos?

Em quase todos os casos (90%) o ceratocone atinge os dois olhos, sendo um olho mais afetado do que o outro. Mulheres e homens são afetados na mesma proporção.

As causas exatas ainda não são totalmente conhecidas, mas a origem genética é a mais aceita. Apesar disto, somente 20% dos pacientes com ceratocone apresentam familiares com a doença. A associação do ceratocone com alergia dos olhos também é extremamente comum. Por isso recomenda-se que pacientes com ceratocone não cocem os olhos, pois isto pode provocar alteração das proteínas da córnea levando ao seu enfraquecimento e conseqüente avanço da doença.

Sintomas do Ceratocone

Os sintomas apresentados pelo paciente pode incluir dor de cabeça, fotofobia, diminuição da qualidade da visão, alteração freqüente do grau dos óculos.

Diagnóstico do Ceratocone

Durante o exame oftalmológico, o médico pode suspeitar da doença. Neste caso ele irá pedir alguns exames específicos para esclarecer e confirmar o diagnóstico. Estes exames podem incluir Topografia Computadorizada de Córnea, Paquimetria de Córnea, Tomografia Computadorizada de Córnea (Análise de Scheimpflug – Galilei; Tomografia de Coerência Óptica – OCT). A análise de Scheimpflug / Galilei, além de fazer a análise da curvatura anterior da córnea, mostra também a curvatura posterior e as aberrações da córnea. Isto facilita o diagnóstico precoce e mostra com mais precisão qualquer sinal de avanço do ceratocone. Através deste exame também é possível saber se existe uma predisposição ao ceratocone em pessoas com visão aparentemente normal ou com familiares portadores da doença.

Tratamento do Ceratocone:

O tipo de tratamento para o ceratocone vai depender do grau da doença.

Clique abaixo para saber mais sobre alguns tipos de tratamento para o Ceratocone:

Saiba mais sobre os tipos de tratamentos para o Ceratocone

Crosslinking em Curitiba

crosslinking é um procedimento realizado com o objetivo de estabilizar o ceratocone e impedir o avanço da distorção corneana. Estudos comprovaram que até 98% dos pacientes submetidos a crosslinking apresentaram estabilidade (ausência de piora) da doença após uma única aplicação de crosslinking. O Dr Artur Schmitt foi um dos pioneiros na técnica de crosslinking em Curitiba.

Clique no link a seguir e confira o vídeo sobre Crosslinking para Ceratocone

Crosslinking para Ceratocone em Curitiba

Dr. Artur Schmitt é especialista em Ceratocone pela Universidade de Miami ( hospital de olhos no 1 dos EUA) com PhD em tese sobre curvatura de córnea pela UFPR. Dr Schmitt é um dos pioneiros no tratamento de Crosslinking no Brasil. Atualmente atende em Curitiba onde já realizou mais de 10 mil cirurgias oculares , com foco em ceratocone, cirurgia de catarata e cirurgias refrativas.

Entre em contato para agendar sua consulta nos telefones abaixo:

  • (41) 3075-2020
  • (41) 3075-2018
  • (41) 9.9269-1977 (whatsapp)
Agendar agora
1
Converse com Dr. Artur
Olá, para falar com Dr. Artur Schmitt e agendar sua consulta via Whatsapp, clique no botão abaixo.
Powered by