Quais as causas do Ceratocone? Essa é a grande pergunta dos pacientes e dos médicos engajados em estudar a doença, que afeta a vida de milhões de jovens.
O ceratocone é caracterizado por alterar gradativamente o formato da córnea, deixando-a mais curva, com aspecto de cone, por isso o nome.
Essa alteração física prejudica a visão, promovendo um astigmatismo irregular, que pode piorar com o tempo, incapacitando o paciente de exercer suas atividades caso não realize os tratamentos adequados.
Quando o paciente recebe o diagnóstico da doença e seu prognóstico de evolução, o sentimento inicial é de muita preocupação, mas atualmente com acompanhamento especializado é possível contornar o avanço do ceratocone e melhorar muito visão e a qualidade de vida do paciente.
Quanto às causas, ainda não é possível definir com certeza. Diversos estudos tentam responder essa questão, mas nada conclusivo. Em 8% dos casos há associação hereditária (fatores genéticos), em outros existe a presença de alguma doença associada, em 70% dos casos os pacientes apresentam sintomas de alergias como alergia de pele, respiratórias, etc.
Considerando as pesquisas e definições para se chegar a causa do ceratocone, nenhuma é capaz de justificar a presença da doença, portanto o mais aceito é que exista uma interação de diferentes fatores, que resultam no surgimento do ceratocone.
Tratamento do Ceratocone em Curitiba
Dr. Artur Schmitt é especialista em Ceratocone e atende em seu consultório anexo ao Hospital Barigui de Oftalmologia. Agende sua consulta com Dr. Artur Schmitt em Curitiba pelos telefones:
Whatsapp: (41) 9.9269-1977
Telefones: (41) 3075-2020 – (41) 3075-2018
Saiba mais em: https://www.arturschmitt.com.br