catarata-traumatica-curitiba
  • 0

Quais os tipos de catarata – cirurgia de catarata em Curitiba

Catarata é qualquer condição que torna o cristalino do olho opaco, prejudicando a visão a medida que essa opacidade se torna mais acentuada.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a catarata é a maior causa de cegueira reversível no Mundo, sendo responsável por mais de 50% dos casos relatados.

Existem vários tipos de catarata sendo a mais comum a senil, ou seja, relacionada ao envelhecimento.

Outros tipos de catarata:

CATARATA CONGÊNITA: É quando a catarata é manifestada já no nascimento, decorrente de anomalias cromossômicas, doenças metabólicas, infecção intrauterinas ou outras doenças como rubéola, contraída pela mãe durante a gestação. Também pode ser uma anomalia familiar isolada, que é herdada de maneira autossômica. Nestes casos o bebe precisa receber tratamento oftalmológico especial desde os primeiros dias do nascimento.

DETALHE DE BEBE COM CATARATA OCULAR, SÃO NECESSÁRIOS VÁRIOS CUIDADOS PARA TENTAR REABILITAR A VISÃO DA CRIANÇA, QUE PODE CONSEGUIR RECUPERAR PARTE DA VISÃO SE CONSEGUIR TRATAMENTO ADEQUADO.

CATARATA TRAUMÁTICA: Este tipo de catarata surge devido a acidentes ou quedas, nestes casos, após um evento traumático, o paciente pode apresentar a opacidade no cristalino, devido ao próprio trauma que a região sofreu. Nem sempre a catarata traumática decorre de uma batida, mas casos como choque elétrico, variação de temperatura entre outros, podem provocar uma reação no cristalino, que resulta em sua opacificação.

CASO RARO DE UM PACIENTE QUE MANIFESTOU A CATARATA EM FORMA DE ESTRELA, APÓS SOFRER UM CHOQUE ELÉTRICO.

CATARATA SECUNDÁRIA: Alguns fatores podem antecipar ou ocasionar o aparecimento da catarata, que pode acontecer com pacientes com glaucoma, tumores oculares, descolamento de retina entre outros.

CATARATA SECUNDÁRIA É QUANDO OCORRE A OPACIFICAÇÃO DO CRISTALINO, DECORRENTE DE OUTRA PATOLOGIA, CAUSA OU CIRCUNSTÂNCIA.

Algumas doenças como diabetes e o uso de corticoides também podem influenciar na opacificação do cristalino.

CATARATA SENIL: É o tipo mais comum da catarata, e está diretamente relacionada com o avanço da idade, que afeta o cristalino, deixando o mais opaco. Seu surgimento costuma ocorrer depois dos 60 anos de idade, e se agrava com o tempo, prejudicando a qualidade de vida do paciente.

A CATARATA SENIL É O TIPO MAIS COMUM E ESTÁ RELACIONADO AO PROCESSO NATURAL DE ENVELHECIMENTO.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Agendar agora
1
Converse com Dr. Artur
Olá, para falar com Dr. Artur Schmitt e agendar sua consulta via Whatsapp, clique no botão abaixo.
Powered by