Em média, uma em cada 2 mil pessoas sofre com o ceratocone no mundo (0,05% da população). São mais de 3.5 milhões de pessoas que possuem a doença, que afeta a córnea de um ou ambos os olhos, deformando-a para a forma de um cone.
A doença costuma surgir na adolescência e se desenvolve ao longo da vida causando a perda gradual da visão, fazendo com que o paciente precise trocar o grau da lente do óculos com frequência, uma vez que os erros refrativos são agravados.
Existem diversos tratamentos para o ceratocone. O tipo de tratamento indicado varia de acordo com a idade e o estágio da doença, sendo os óculos e lentes de contato mais indicados nas fases iniciais.
Nas fases intermediárias e avançadas são indicados outros tratamentos como o crosslinking, que visa estabilizar o desenvolvimento da doença, e o anel intracorneano que costuma trazer bons resultados para pacientes com intolerância às lentes.
Nos casos mais avançados do ceratocone, os óculos, lentes de contato e demais tratamentos já não são suficientes para uma boa acuidade visual do paciente. Nestes casos, costuma ser indicado o transplante corneano.
Tratamento do Ceratocone em Curitiba
Para maiores informações, agende sua consulta pelo telefone: (41) 3075 2018
Whatsapp: (41) 9.9269-1977
Dr. Artur Schmitt — Ceratocone, Cirurgias Refrativas e Cirurgia de Catarata em Curitiba