Como usar Lentes de Contato

As lentes de contato são muito utilizadas, uma vez que podem trazer vários benefícios para os usuários, auxiliando a obter uma melhor aparência e uma visão global.

O que são as lentes de contato

As lentes de contato são utensílios ópticos colocados diretamente na superfície dos olhos para corrigir alguns problemas de visão. Estas lentes podem auxiliar na correção de alguns problemas oculares como por exemplo, miopia, hipermetropia, astigmatismo , vista cansada ( presbiopia) e até mesmo em casos de ceratocone.

Os modelos mais procurados atualmente são as lentes gelatinosas, feitas de um material não rígido e que  permite que o oxigênio atravesse a sua superfície e chegue aos olhos, de forma que consiga manter a saúde do sistema ocular e a sensação de frescor.

Existem alguns modelos de lentes de contato que podem ser selecionadas, de acordo com a necessidade e o estilo de vida de cada paciente. São várias as vantagens que este item óptico poderá trazer. Confira as principais:

  • Menos reflexos e distorções
  • Não ficam embaçadas como no caso dos óculos
  • Não são escorregadias
  • Maior campo de visão
  • Aparência natural.
  • Poder utilizar óculos de sol, sem qualquer restrição principalmente a modelos e funcionalidade.

 

Como usar as lentes de contato

Principalmente para os novos usuários deste produto, a atividade de colocar e tirar aslentes de contato pode ser algo difícil de realizar, sendo um grande desafio. No entanto, com a prática esta pode ser uma atividade muito tranquila de ser realizada.  No momento de utilizar as lentes de contato é importante ter muita paciência, para que não seja colocada de maneira errada e chegar a machucar os olhos.

É importante que você esteja atento há alguns cuidados principais quando for utilizar aslentes de contato,  como por exemplo,  colocar a lente de contato na pálpebra, onde para isso é necessário que você utilize o dedo da mão dominante para segurar a lente de contato e a outra mão para puxar a pálpebra inferior para baixo. Aproxime a lente na direção do seu olho, de forma calma e estável, durante esse processo tente não piscar para não acontecer de a lente unir as suas pontas. Para ajudar no momento de colocar as lentes olhe sempre para cima e não foque o olho diretamente na lente. Ao final deste processo feche um pouco os olhos, para que a lente possa se ajustar à superfície do olho.

No momento de retirar as lentes, olhe para cima e com muito cuidado puxe a pálpebra inferior para baixo com o dedo. Depois leve o seu dedo indicador até tocar a borda da lente e deslize a lente para baixo, para que você consiga retira-lá por completo do olho. Tanto no momento de colocar como retirar a lente é importante lavar bem as mãos para que não entre nenhuma impureza a ponto de danificar este produto e também os olhos. 

Lentes de contato para ceratocone

Ceratocone é uma doença caracterizada pela alteração da córnea, de modo que esta sofre uma modificação em seu formato natural onde a córnea pode obter um formato de cone.

As lentes de contato podem ser um grande auxílio no tratamento da ceratocone, uma vez que os pacientes que possuem esta doença não conseguem obter uma visão nítida com os óculos de grau, de forma que as lentes podem auxiliar a recuperar uma visão nítida, principalmente em um estágio inicial da doença.

Um paciente que possui ceratocone pode ter um desempenho visual melhor com as lentes de contato, do que com os óculos uma vez que, este item consegue corrigir apenas o grau mas não a irregularidade da córnea, as lentes por sua vez, conseguem corrigir e regularizar o formato da córnea, conseguindo diminuir as distorções da imagem e podendo proporcionar uma visão nítida novamente.

Atualmente existem vários modelos de lente de contato para ceratocone. Um exame oftalmológico completo com um especialista em ceratocone associado a exames de imagem da córnea definirão qual a melhor lente de contato para cada paciente.

Um tipo de lente que apresenta excelentes resultados em ceratocone é a lente de contato escleral. Esta é uma lente de contato especial que se apóia na esclera, a parte branca do olho, oferecendo maior conforto e melhor visão. A lente de contato escleral também pode ser uma excelente opção para pessoas portadoras de anomalias na córnea como a síndrome do olho seco, córneas irregulares, incluindo traumas corneanos, degeneração marginal pelúcida, ceratoplastias penetrantes, pós LASIK e RK .

O Dr Artur Schmitt, especialista em ceratocone, foi um dos pioneiros na indicação de lente escleral em Curitiba.

Para saber mais sobre ceratocone e lentes de contato, agende uma consulta com o Especialista em Ceratocone pela Universidade de Miami, Dr Artur Schmitt , pelo telefone 41 30752018 ou 41 30752020, ou pelo site www.arturschmitt.com.br .

Especialista em ceratocone em Curitiba

Dr. Artur Schmitt, médico formado na Universidade Federal do Paraná com residência médica em oftalmologia na Universidade Federal do Paraná. Possui especialidade em Catarata, Cirurgias Refrativas e Córnea e Ceratocone. Para realizar uma cirurgia eficaz que irá trazer apenas benefícios para a sua saúde, entre em contato com Dr. Artur Schmitt pelo telefone (41)3075.2020 | (41)3075.2018 ou acesse http://arturschmitt.com.br para saber mais.



Deixe uma resposta

Cirurgia de Ceratocone em Curitiba