Principais Cuidados com os Olhos no Verão

A estação mais esperada do ano já está chegando e com as altas temperaturas se aproximando e a mudança da estação, é ideal adquirir os conhecimentos necessários, para que você consiga cuidar melhor dos seus olhos. Os cuidados que serão apresentados, possuem grande importância, uma vez que épocas mais quentes favorecem a multiplicação dos micro-organismos, sendo responsáveis por algumas doenças oculares.

O principal cuidado que deve ser observado, é evitar a exposição excessiva dos olhos aos raios solares, uma vez que esta atitude poderá gerar transtornos na retina e também catarata. 

PRINCIPAIS CUIDADOS COM OS OLHOS NO VERÃO

Para que você consiga cuidar da saúde dos seus olhos e também da saúde de quem você ama, confira os principais cuidados com a saúde ocular:

  • Lavar bem o rosto após um determinado período na piscina.

O excesso de cloro na água da piscina pode causar reação alérgica, além de gerar irritação e vermelhidão na região dos olhos. O cloro pode gerar síndrome do olho seco , deixando o olho ressecado.

  • Utilizar chapéu e óculos escuros , para evitar a exposição direta dos olhos ao sol , o que pode gerar catarata.

Caso surjam pequenas alergias devido a água do mar e até mesmo da areia, pode ser utilizado colírio lubrificante, com o objetivo de lubrificar os olhos.

  • Lave bem as mãos após utilizar o protetor solar.

Pode acontecer do protetor chegar aos olhos, e isso causa uma grande irritação ocular.

Esses cuidados possuem grande importância para proteger os olhos no período do verão, uma vez que nesta estação a incidência dos raios solares UVA e UVB são mais fortes. Os raios UVA penetram de forma profunda na pele, trazendo alguns problemas para o organismo humano. No caso dos raios UVB a radiação é parcialmente absorvida, onde a parte que chega a nos atingir pode ser a principal responsável pelos danos à saúde do corpo, e de forma específica, para a saúde dos olhos. 

Como evitar doenças oculares no verão

Existem algumas doenças, que podem ter a sua causa na exposição contínua no sol. Por tanto, alguns cuidados devem ser levados muito em conta, para evitar possíveis doenças, como por exemplo, a catarata.

A catarata pode aparecer mais cedo em alguns casos, onde a pessoa se expõe diretamente no sol, e principalmente após longos períodos de exposição.  A mácula, região central da retina, pode sofrer algumas lesões que podem ser irreversíveis, com a ação dos radicais livres que são gerados a partir dos raios ultravioletas, de forma que acaba desenvolvendo precocemente a degeneração macular. A  catarata é um problema de saúde ocular que afeta a visão, e em muitos casos, pode levar a cegueira.

Para previnir o aparecimento desta doença, confira os principais cuidados que devem ser realizados : Evite expor-se de forma excessiva ao sol; Utilize óculos escuros apenas com proteção contra raios UVA/UVB. (Evite adquirir óculos escuros em lugares que não sejam confiáveis, pois além de não proporcionar a proteção necessária, podem trazer alguns malefícios para a sua saúde); Os óculos escuros devem ser itens indispensáveis, mesmo que o tempo esteja nublado.

Para que você possa aproveitar as suas férias e se divertir com mais tranquilidade, é importante realizar uma consulta com um oftalmologista, com o objetivo de efetuar um exame periódico e receber algumas indicações mais especificas para o seu caso e cuidar da saúde ocular. E para isso, você poderá contar com a ajuda do Dr. Atur Schmitt, médico especialista em Catarata, Cirurgia Refrativa e Ceratocone pelo Bascom Palmer Eye Institute da Universidade de Miami, considerado o melhor hospital de oftalmologia dos EUA. O Dr Artur Schmitt atende em Curitiba em um dos mais modernos centros de oftalmologia do Brasil.  Entre em contato por telefone ( 41 3075 2020 ou 41 3075 2018 ) ou atraves do site  : arturschmitt.com.br e agende a sua consulta.

Oftalmologista em Curitiba

Dr. Artur Schmitt, médico formado na Universidade Federal do Paraná com residência médica em oftalmologia na Universidade Federal do Paraná. Possui especialidade em Catarata, Cirurgias Refrativas e Córnea e Ceratocone. Para realizar uma cirurgia eficaz que irá trazer apenas benefícios para a sua saúde, entre em contato com Dr. Artur Schmitt pelo telefone (41)3075.2020 | (41)3075.2018 ou acesse http://arturschmitt.com.br para saber mais.



Deixe uma resposta

Cirurgia de Ceratocone em Curitiba