Ceratocone causa cegueira? Tratamento do ceratocone em Curitiba - Dr. Artur Schmitt
tratamento do ceratocone curitiba

    A doença afeta uma em cada 20 mil pessoas no Brasil. Ela causa uma redução na qualidade de vida e da acuidade visual, e necessita de um acompanhamento médico adequado.

    Por não ser tão conhecido, o ceratocone ainda produz muitas dúvidas que vão do diagnóstico ao tratamento.

    Muitos pacientes ficam na dúvida se o ceratocone pode ou não causar cegueira.

    Para saber a resposta, continue lendo este artigo e descubra mais sobre esse assunto tão importante.

    O que é o ceratocone?

    Ceratocone é uma doença ocular degenerativa. Ela afeta o formato da córnea e a sua espessura, o que gera o conhecido astigmatismo irregular.

    À medida que ela progride, a córnea perde o formato esférico, e assume um aspecto de cone. Além disso, ela acaba se tornando mais suscetível e fina.

    Os principais sintomas são a dificuldade de enxergar de perto e de longe, a visão borrada, fotofobia, coceira nos olhos e visão duplicada. É diagnosticado através da união dos sintomas aos exames, como a topografia corneana.

    A principal causa do ceratocone é o fator genético e hereditário. Mas, ela também é causada pelo ato de coçar os olhos frequentemente.

    É bastante comum em adolescentes e jovens adultos, também entre 30 a 35 anos, com tendência à estabilização.

    Ceratocone causa cegueira?

    A grande questão sobre o tema é sobre a relação do ceratocone e a cegueira. Com distinção do glaucoma, por exemplo, essa doença não gera danos permanentes ao nervo óptico.

    Da mesma forma, é um quadro que pode levar a cegueira. A ausência de cuidados e de acompanhamento com certeza irá prejudicar a visão e inclusive, vai levar a condições limitantes ou debilitantes.

    Em algumas situações, os pacientes com essa doença possuem mais de 10 graus nas lentes corretivas, que mesmo assim, não garantem totalmente a nitidez da visão em certos casos.

    Geralmente, é uma doença que pode ser administrada, porém em quadros avançados, o ceratocone pode causar cegueira.

    Qual é o tratamento do ceratocone?

    Ceratocone não possui cura. Porém, existem tratamentos do Ceratocone em Curitiba que possibilitam o manejo da condição e que dificultam a sua progressão, pelo menos de maneira acelerada. Usar lentes rígidas é um jeito de prevenir mudanças no formato da córnea, da mesma forma que é possível o uso do Anel de Ferrara.

    Se trata de um elemento que fica a córnea, onde se posiciona através da cirurgia, e que também facilita o impedimento da progressão do ceratocone.

    Existe, também, cirurgias como o crosslinking, que fortalecem as fibras da córnea e ajudam no travamento do movimento de deformação dessa estrutura.

    O transplante de córnea em Curitiba é a única solução quando a doença está muito avançada, e em casos de cegueira.

    O ceratocone pode causar cegueira. Mas, isso só ocorre em casos avançados da doença e sem o acompanhamento do especialista em ceratocone em Curitiba, de forma que fazer o tratamento é essencial para manter a sua qualidade de vida.

     

    Abrir Whatsapp
    Precisa de ajuda?
    Olá, como podemos te ajudar? Clique abaixo para conversar com Dr. Artur via Whatsapp.