Os casos de erros refrativos: MIOPIA, ASTIGMATISMO e HIPERMETROPIA, vem crescendo nos últimos anos, muitas pesquisas tentam decifrar qual seria a causa, mas ainda não existem estudos conclusivos sobre o tema.
O que observamos é que a procura pela CIRURGIA REFRATIVA A LASER, que tem como objetivo corrigir o grau do paciente, reduzindo e até eliminando a necessidade do uso de óculos e lentes de contato, também tem aumentado muito nos últimos anos.
Passado o período do pós-operatório da CIRURGIA REFRATIVA , todos os pacientes mencionam o aumento da autoestima como um dos principais ganhos com a cirurgia, pois de certa forma o uso dos acessórios (óculos ou lentes) impõe inúmeras limitações, que afetam a rotina das pessoas.
Somente quem depende desses acessórios sabe o quanto pode ser desconfortável perder uma lente de contato, num dia importante da carreira profissional, ou a troca constante de armação dos óculos, além de outras tantas situações.
A cirurgia por sua vez depende de uma correta avaliação e indicação clínica, que são primordiais para definir se o procedimento é ou não apropriado para cada paciente.
Os novos lasers, mais modernos e precisos, assim como os novos exames de imagem realizados antes da cirurgia, permitem uma maior previsibilidade do resultado do procedimento, aumentando em muito a segurança e a satisfação dos pacientes.