O Ceratocone é uma doença que ocorre na córnea. A doença é geralmente bilateral e costuma ter início , na maior parte dos casos, durante a adolescência . Conforme a doença vai progredindo ela vai modificando o formato e espessura da córnea, evoluindo para o formato de um cone. A doença causa aumento do grau de astigmatismo e também o embaçamento da visão, que ocorre de maneira progressiva.
Qual o tratamento do Ceratocone?
O tipo de tratamento vai variar de acordo com o desenvolvimento e intensidade da doença. Em alguns casos a visão pode ser corrigida com o uso de óculos ou lentes de contato. Já em outros casos é necessário o tratamento através de outras técnicas como o Crosslinking, Anel Intracorneano ( anel de Ferrara) ou Transplante de Córnea. O tipo de tratamento varia de cada caso, e seu especialista em ceratocone poderá lhe indicar qual o tratamento mais adequado.
O que é Crosslinking?
O Crosslinking é uma opção menos invasiva para o tratamento do Ceratocone. O tratamento visa evitar a progressão da doença, aumentando a rigidez e resistência da córnea. É importante ressaltar que o Crosslinking não gera alterações estéticas no paciente.
O Crosslinking associa a luz ultravioleta à riboflavina, o que gera novas ligações moleculares de colágeno da córnea. Estas ligações moleculares fortalecem a córnea e estabilizam a progressão do Ceratocone.
O tratamento é rápido e indolor. Tem duração média de uma hora e meia e é feito sob o uso de colírio anestésico.
Durante o tratamento, após o uso do colíro, o epitélio corneano é removido para maior absorção da riboflavina. O médico irá aplicar algumas gotas de riboflavina (vitamina B2) sobre os olhos e que será absorvida pelo tecido corneano. Após cerca de 30 minutos após iniciar a aplicação da vitamina o médico irá aplicar luz ultravioleta por cerca de 30 minutos. Durante a aplicação da luz ultravioleta o médico permanecerá aplicando a riboflavina.
Após o procedimento o paciente já poderá ir para casa. O paciente não fica internado. Uma lente de contato terapêutica também poderá ser utilizada pelo médico durante o procedimento. Esta lente poderá ser retirada em mais ou menos uma semana após o procedimento.
Após o primeiro mês, o retorno previsto geralmente fica em 3, 6 e 12 meses após o procedimento.
Pós-Cirúrgico de Crosslinking para Ceratocone
A visão geralmente é totalmente restabelecia após o primeiro mês, mas em alguns casos, a recuperação pode levar até 3 a 6 meses. Grande parte dos pacientes podem precisar de óculos ou lentes de contato após a cirurgia para obter melhor visão.
Crosslinking Corneano para Ceratocone em Curitiba
Para saber mais sobre o tratamento do Ceratocone, ligue para 41 30752020 ou 41 30752018, ou acesse www.arturschmitt.com.br e agende uma avaliação com o Dr Artur Schmitt, médico oftalmologista, Mestre e Doutorado (PhD) pela UFPR, especialista em ceratocone pelo Bascom Palmer Eye Institute da Universidade de Miami, eleito nos últimos 12 anos o melhor Hospital de Oftalmologia dos EUA. O Dr Artur Schmitt atualmente atende em moderno consultório em Curitiba localizado em um centro de referência nacional no tratamento do ceratocone
lenir
5 de janeiro de 2017 at 6:01 amPreciso marcar uma consulta para minha filha que tem ceratocone e precisa de cirurgia croslinking.