Algumas doenças são de convívio comum do ser humano, a catarata é uma delas, mas você sabe o que é e como ela funciona? Neste texto vamos falar um pouco mais sobre esse mal que pode levar a cegueira e atinge milhares de brasileiros anualmente.
A catarata é a opacificação do cristalino, uma lente natural do nosso olho, com isso a visão se torna turva e a esse processo destina-se o nome da doença, cujo único tratamento é cirurgia.
DOENÇA
A catarata é um transtorno ocular muito comum e que torna desconfortável a vida das pessoas que padecem dessa doença, mas é possível tratá-la, ela é um processo no qual ocorre uma opacificação do cristalino do olho.
A principal causa de tratamento da doença é a cirurgia, na qual o cristalino opacificado é substituído por uma lente artificial que passará a exercer a função da parte do olho que estava danificada e então foi trocada.
CIRURGIA
A Cirurgia de Catarata é tratamento para a principal causa de cegueira reversível do mundo. Em geral, a cirurgia de catarata é indicada quando a opacificação do cristalino já é grande suficiente para interferir nas atividades comuns do dia a dia. O ideal é o médico decidir juntamente com o paciente qual a melhor hora de operar. Ao contrário do que acontecia antigamente, quando a técnica cirúrgica ainda era pouco desenvolvida e os riscos de complicações eram altos.
Não é mais preciso esperar a catarata chegar a estágios muitos avançados para se operar. Se a catarata incomoda paciente, isso já motivo suficiente para marcar a cirurgia.
A cirurgia da catarata consiste na retirada do cristalino (lente natural dos olhos) opacificado e sua substituição por uma lente intraocular artificial, que não é ligada aos músculos que movimentam esta lente. Isso se dá através de uma técnica chamada de facoelmulsificação ou cirurgia de catarata com pequena incisão.
Hoje a cirurgia de catarata mais moderna é a facoemulsificação. Esta técnica utiliza ultra-som para fragmentar cristalino e permitir que ele seja retirado por uma pequena incisão, geralmente sem necessidade de dar pontos após procedimento. O paciente é operado sob anestesia local (geralmente por colírio) e a cirurgia demora cerca de 20 minutos. Depois de algumas horas paciente é liberado e vai para casa no mesmo dia.
Após a cirurgia deve-se pingar alguns colírios por um período de uma a duas semanas para a recuperação completa.
Uma vez retirada a catarata é necessário que se utilize outra lente para se restaurar foco. Atualmente, implante cirúrgico de lentes intra-oculares (cristalino artificial) dentro dos olhos é a maneira mais eficaz de se restaurar a visão. Essas lentes, feitas em material plástico, ficam permanentemente encaixadas e adaptadas nos olhos, substituindo cristalino natural.
A cirurgia de catarata tem uma alta taxa de sucesso. As complicações existem, mas felizmente são raras e muitas vezes contornáveis. A grande maioria dos pacientes operados (cerca de 99%, varia de acordo com cirurgião) recupera a visão.
A cirurgia é realizada com ajuda de anestesia tópica ou local e se necessária é feita sedação, demorando cerca de 15 a 30 minutos e não provoca grande desconforto ao paciente. Em média em 7 dias paciente já está apto a retornar as suas atividades rotineiras.
TRATAMENTO PARA CATARATA EM CURITIBA
Conheça o Dr Artur Schmitt, Mestre e Doutorado (PhD) pela UFPR e especialista em Cirurgia Refrativa pelo Bascom Palmer Eye Institute da Universidade de Miami, eleito nos últimos 12 anos o melhor hospital de olhos dos EUA. O Dr Artur Schmitt realiza seus atendimentos em moderno consultório oftalmológico em Curitiba. Para saber mais acesse WWW.arturschmitt.com.br ou ligue para 41 30752018 ou 41 30752020