Nossos olhos são os principais responsáveis pelas informações que captamos e para isso precisam estar em plena forma. A miopia, hipermetropia e astigmatismo são os chamados erros de refração. Muitas vezes, devido a dificuldade visual que podem causar, requerem correção óptica (com óculos ou lentes de contato) ou cirurgia refrativa (tratamento a laser para eliminar o uso de óculos).
Miopia
Na miopia, o foco visual se forma antes da retina. Então paciente tem dificuldade de enxergar de longe.
Neste caso, sua visão é clara quando você olhar para coisas ou objetos que estão próximos a você, mas os objetos que estão mais longe parecem fora do foco ou embaçados. Isso pode lhe atrapalhar quando está dirigindo, praticando esportes ou tentando reconhecer as pessoas e objetos à distância. Pode ainda levar a fadiga ocular e dores de cabeça.
As lentes de óculos para correção da miopia são as lentes ditas negativas ou divergentes (côncavas). Quanto maior grau mais espessa a lente. O uso dos óculos faz com que a imagem que caía antes da retina agora caia exatamente em cima da retina e, com isso, a visão fica nítida. As lentes para miopia causam um efeito de diminuir tamanho do rosto da pessoa que está usando. Isso é bem nítido em graus altos com lentes grossas. Hoje existem lentes para corrigir miopia que são bem finas e causam um efeito estético muito melhor do os óculos fundo de garrafa de antigamente.
Hipermetropia
A hipermetropia é o contrário da miopia. É quando foco se forma depois da retina. A Hipermetropia é problema de refração, ou seja, ela ocorre quando os raios luminosos incidem de maneira incorreta na retina e prejudica a formação da imagem na área do cérebro responsável por isso. Quanto mais divergente for a incidência desses raios, pior será a acuidade visual do paciente.
O grau do hipermétrope, geralmente diminui com crescimento do olho, e é comum assistir as pessoas que necessitavam de óculos durante a infância , mas que deixaram de os usar na idade adulta. A Hipermetropia pode também estar associada ao aparecimento de estrabismo acomodativo na infância, com aparecimento de sintomas, geralmente, em torno dos 2 anos de idade, onde deverá ser efetuada uma correção total com lentes de óculos adequadas.
Astigmatismo
O astigmatismo é quando o foco visual, ao invés de se formar em um único ponto, se forma em dois pontos. Pode ser antes e depois da retina. E isso gera uma dificuldade longe e perto. É como se faltasse foco e a visão fica borrada tanto longe quanto perto.
Muitas pessoas têm algum grau de astigmatismo. Na verdade, é raro encontrar um olho perfeitamente formado. Acredita-se que astigmatismo é hereditário, portanto se você tem astigmatismo, é muito provável que seus filhos também tenham. Muitas pessoas confundem astigmatismo com olho preguiçoso (ambliopia). Não se trata da mesma doença, embora astigmatismo possa contribuir para a ambliopia.
A forma mais eficiente de eliminar ou corrigir a necessidade de óculos para perto ou para longe, é com um procedimento a laser chamado de cirurgia refrativa. Neste caso, um laser promove em poucos segundos, de forma indolor, um micropolimento da córnea, regularizando a sua curvatura e o paciente deixa de usar óculos.
Cirurgias Refrativas em Curitiba
O Dr Artur Schmitt é Mestre e Doutorado (PhD) pela UFPR e especialista pelo Bascom Palmer Eye Institute da Universidade de Miami, eleito nos últimos 12 anos o melhor hospital de olhos dos EUA. O Dr Artur Schmitt realiza seus atendimentos em moderno consultório oftalmológico em Curitiba. Para saber mais acesse WWW.arturschmitt.com.br ou ligue para 41 30752018 ou 41 30752020