O cristalino do olho e a catarata

 

O cristalino do olho e a catarata

A visão é um dos sentidos mais importantes para o ser humano, e é resultado de milhões de anos de evolução.

O olho é um órgão extremamente complexo, que funciona 24 horas e está pronto para o uso em qualquer momento, basta despertar e abrir as pálpebras e nossos olhos já estão captando e transmitindo dados para o cérebro compreender o que enxergamos.

O olho é composto de várias partes, como vemos na figura abaixo:

Mas um parte em especial é motivo desse artigo, o CRISTALINO é conhecido como  LENTE DO OLHO HUMANO, assim como nas câmeras fotográficas, o cristalino desempenha o papel da lente, se há alguma mancha na lente, algum defeito a fotografia ficará borrada, manchada ou totalmente escura.

O CRISTALINO é um tecido translucido, que ajuda na focalização da luz no fundo do olho, ajudando na formação das imagens.

É formado por células dispostas longitudinalmente, similar a casca de cebola, perde as organelas durante sua formação, e assume sua principal característica que é a transparência.

Tem de 7 a 9mm de comprimento e de 2 a 4 mm de espessura.

EFEITO DE REFRAÇÃO

Tudo o que enxergamos depende da luz que entra dentro de nossos olhos, são luz não existe visão, isso porque na verdade os objetivos somente refletem a luz do ambiente, e o que vemos basicamente é luz refletiva.

A refração por sua vez é um fenômeno físico, no qual a velocidade da luz é alterada pelo meio em passa (cristalino) assim é focada num local ideal para a captação das imagens na retina.



Deixe uma resposta

Cirurgia de Ceratocone em Curitiba
Cirurgia de Ceratocone em Curitiba