A presbiopia, ou vista cansada, é uma das doenças oculares que podem ser identificadas com o avanço da idade de uma pessoa. Esta doença pode ter os seus primeiros sintomas geralmente próximo aos 40 anos de idade.
De forma simples, a presbiopia é caracterizada pela perda de qualidade da visão para perto, que acontece de forma natural com o avançar da idade, e com o aparecimento dos primeiros sintomas, os olhos apresentam a dificuldade para focalizar objetos muito próximos. A presbiopia pode ser conhecida também como ‘’vista cansada’’.
O QUE É PRESBIOPIA
A presbiopia é causada pelo processo de envelhecimento natural do corpo, de modo que não existe um procedimento que possa ser realizado para prevenir a chegada desta doença.
Para o bom funcionamento da nossa visão, são necessários alguns pequenos músculos e lentes naturais, que podem proporcionar a boa visão, como por exemplo, o cristalino, que é uma estrutura ocular semelhante a uma lente e que muda a sua forma para conseguir focalizar corretamente imagens e objetos que estejam próximo aos olhos e para isso é necessário o auxílio dos músculos ciliares. No entanto, com o passar do tempo esses músculos e estruturas podem não funcionar corretamente, e isso acontece a partir do momento em que o cristalino não consegue se adaptar adequadamente e focar a imagem, prejudicando então a perda da visão.
O avanço do grau da presbiopia pode acontecer até os 65 anos de idade, quando o grau pode ser estabilizado. Uma pessoa será identificada com o grau de presbiopia, a partir do momento em que for identificada a perda da elasticidade do cristalino com consequente perda de visão para perto.
SINTOMAS DA PRESBIOPIA
A presbiopia ou vista cansada geralmente ocorre em pacientes acima dos 40 anos de idade . O paciente observa a perda de qualidade visual para perto necessitando afastar o objeto a ser visualizado, como por exemplo quando o paciente precisa esticar o braço para poder ler uma revista .
Existem medicamentos que poderão aumentar a chances de aparecimento da presbiopia precoce, sendo estes medicamentos antidepressivos, anti-histamínicos e também diuréticos. Até mesmo alguns quadros de condições de saúde que podem favorecer o aparecimento da doença, como por exemplo, quadros de anemia, diabetes, esclerose múltipla e até mesmo doenças cardiovasculares.
Os principais sintomas da presbiopia são:
- Dificuldade em enxergar letras e imagens que são muito pequenas.
- Visão borrada.
- Dores de cabeça e cansaço depois da realização de algumas tarefas que possam envolver a visão de perto.
- Necessidade de afastar o material que está lendo.
TRATAMENTO PARA A PRESBIOPIA
Para que uma pessoa possa ter a sua visão normalizada, existem alguns procedimentos que podem ser realizados, como por exemplo:
- Utilizar óculos para perto ou ainda multifocais;
- Utilizar lentes de contato multifocais;
- Realizar o implante de lentes intraoculares , como as lentes intraoculares multifocais para não haver necessidade de uso de óculos;
- Correção da visão a laser (cirurgia refrativa a laser), eliminando a necessidade de uso de óculos para perto e para longe.
Tratamento para presbiopia em Curitiba
Para saber mais sobre o tratamento da presbiopia ou vista cansada e como eliminar a necessidade do uso dos óculos para leitura, entre em contato com o Dr Artur Schmitt, Mestre e Doutorado (PhD) pela UFPR e pós graduado pelo Bascom Palmer Eye Institute da Universidade de Miami, considerado nos últimos 11 anos o Melhor Hospital de Oftalmologia dos EUA . O Dr Artur Schmitt atende atualmente em Curitiba em um moderno centro de referência em cirurgia refrativa. Saiba mais em www.arturschmitt.com.br ou pelos telefones (41) 30752020 ou (41) 30752018.n