Muito se ouve falar sobre miopia, mas você realmente sabe o que isto significa? Quais seus sintomas? O que interfere na visão? O texto de hoje tem como intuito esclarecer todas as suas dúvidas a respeito deste assunto.
A grosso modo, a miopia define-se como um erro de refração que, na visão, incide diretamente na percepção no foco de objetos distantes. Esse diagnóstico é dado apenas por médico especialista e é feito através de exames específicos e, a partir daí, a indicação do tratamento mais adequado de acordo com o grau de evolução desta anomalia.
O que é a miopia?
A miopia é uma das anomalias mais comuns se tratando de glóbulo ocular, ela é um erro de refração que afeta a visão à distância. Tendo sua ocorrência devida ao fato de que a imagem visual não é focada diretamente na retina, mas à frente da mesma.
Dentre os efeitos visuais sentidos por quem tem miopia, destaca-se a sensação de que os objetos distantes ficam embaçados e difíceis de serem visualizados, de acordo com o grau que o problema se encontra.
A miopia pode ser estacionária ou progressiva e, além disso, é justamente o oposto da hipermetropia (nessa o desfoque se dá a objetos próximos e não distantes.) e diferencia-se do astigmatismo, pois nesses casos o desfoque visto pela pessoa atinge todo o campo de visão.
CAUSAS
A miopia é um problema que pode ter origem porque o olho é grande, ou mesmo pelo cristalino ter uma distância focal curta.
Alguns estudos mostraram que a miopia pode ser causada devido a uma sobrecarga do olho em trabalhos realizados muito perto. A miopia aparece também antes dos 20 anos de idade, mas também pode ser herdada geneticamente. Por outro lado, existem pesquisadores que apontam a relação de vários fatores, incluindo os ambientais, como causa desse problema.
SINTOMAS
Dentre os sintomas dessa anomalia pode-se destacar: dificuldade para identificar objetos afastados, assistir a filmes, dirigir automóveis e muito mais. A capacidade visual parece melhorar fechando um pouco os olhos, mas a miopia não corrigida devidamente pode provocar dores de cabeça, lacrimejamento ou tensão ocular.
DIAGNOSTICO
O diagnóstico desta disfunção ocular deve ser dado por um médico oftalmologista, somente ele será capaz de atestar a existência da miopia.
O diagnóstico é dado através de testes de acuidade visual e tonometria. O teste de acuidade visual mede como a pessoa consegue ver em várias distâncias. Na tonometria, um instrumento mede a pressão dentro do olho.
TRATAMENTO
Após o diagnóstico de miopia, o oftalmologista irá prescrever o tratamento e, geralmente, esse processo torna, o paciente depende de recursos ópticos para corrigir esse erro de refração.
Geralmente, são receitados óculos de grau ou adaptadas lentes de contato para compensar o erro de refração. Nos últimos anos, a cirurgia refrativa para miopia tem sido bem-sucedida e comprovada, no entanto, deve ser devidamente analisado cada caso antes de se fazer a intervenção. As principais técnicas são: Lasik, PRK, RK ou anéis intracorneais. Todas visam alterar a curvatura da córnea, tornando-a mais esférica e, desta forma, corrigindo a miopia.
É importante destacar que o presente texto em nenhum momento tem caráter prescritivo, caso haja a percepção de alguma alteração na visão é extremamente importante que se procure ajuda médica especializada.
DIAGNOSTICO DE MIOPIA EM CURITIBA
Para saber mais sobre os tratamentos para esse problema, agende uma avaliação com o Dr Artur Schmitt, Mestre e Doutorado (PhD) pela UFPR e especialista em Cirurgia Refrativa pelo Bascom Palmer Eye Institute da Universidade de Miami, eleito nos últimos 12 anos o melhor hospital de olhos dos EUA. O Dr Artur Schmitt realiza seus atendimentos em moderno consultório oftalmológico em Curitiba. Para saber mais acesse WWW.arturschmitt.com.br ou ligue para 41 30752018 ou 41 30752020