transplante-de-endotelio-curitiba
  • 0

O que é o Endotélio 

endotélio é uma das camadas que compõe a córnea, tecido transparente que fica na parte anterior do olho e que, juntamente com o cristalino, exerce o papel de lente dos olhos, focando a luz para a retina através da pupila. Dentre as camadas da córnea, o endotélio é aquela que fica em sua parte mais interna e tem a função de regular a hidratação da córnea.

O que é o transplante de Endotélio 

transplante de endotélio ( DMEK, DSAEK , DSEK ) é um procedimento em que esta camada interna da córnea é substituída quando a mesma está comprometida por alguma doença. O objetivo deste procedimento é recuperar esse tecido evitando a substituição completa da córnea, mantendo suas camadas anteriores e a superfície ocular. Deste modo, há uma menor quantidade de tecido substituído e ausência de sutura, diferente da técnica convencional de Transplante Penetrante (troca completa da córnea).

Existem várias técnicas de cirurgia ou transplante endotelial , entre elas o DMEK, DSAEK , DSEK .  A técnica mais realizada atualmente é o DMEK, que vem do inglês Descemet Membrane Endothelial Keratoplasty, ou Ceratoplastia Endotelial com Membrana Descemet.

Indicações do transplante de endotélio 

O transplante de endotélio é recomendado para os casos em que o paciente apresenta alguma doença na camada endotelial da córnea, tais como a Distrofia de Fuchs / Guttata (doença hereditária em que o endotélio para de exercer seu papel no controle da hidratação da córnea provocando edemas ) e a Ceratopatia Bolhosa, em que aparecem bolhas epiteliais na córnea.

Devido o fato de as células do endotélio humano normalmente não se proliferarem, um tratamento comum à disfunção endotelial com perda de transparência da córnea é o Transplante Penetrante de Córnea. No entanto, esta técnica é mais invasiva que o transplante de endotélio, e traz a desvantagem de oferecer maior risco de complicação operatória, maior chance de rejeição ou infecção, além da possibilidade de induzir astigmatismo alto e irregular.

Vantagens do transplante de endotélio 

Dentre as vantagens desta técnica, podemos destacar o tempo de recuperação visual que varia entre 1 e 3 meses, enquanto que essa recuperação no Transplante Penetrante de Córnea leva em torno de 6 a 12 meses. As chances de rejeição do tecido transplantado também são menores, pois a quantidade de tecido transplantado é menor se comparada com a substituição completa da córnea. A incisão no DMEK também é muito menor do que no transplante penetrante de córnea.

Como é o transplante de endotélio

Dr. Artur Schmitt explica que o procedimento se inicia através da preparação do endotélio doador deixando-o pronto para ser implantado no olho do receptor. Em seguida, é preparada a córnea receptora do tecido doado, iniciando pela da remoção da membrana descement do paciente receptor através de uma pequena incisão menor do que 3 milímetros . O novo tecido é então introduzido e colocado em sua posição de substituição.

Transplante de Endotélio em Curitiba

Dr. Artur Schmitt  foi um dos precursores de transplante endotelial (DMEK e DSEK) em Curitiba e no Paraná e realiza seus procedimentos de transplante de endotélio em moderno centro cirúrgico exclusivo para cirurgias oculares em Curitiba. Dr. Artur é Doutor (PhD) e Mestre (MSc) em Oftalmologia pela Universidade Federal do Paraná e especialista em córnea pelo Bascom Palmer EyeInstiute da Universityof Miami, eleito nos últimos 17 anos o melhor Hospital de Olhos dos EUA.

Atualmente o Dr Artur Schmitt atende em moderno centro de referência em Oftalmologia em Curitiba, Paraná, realizando todas as técnicas de transplante de córnea , inclusive transplante endotelial ( DMEK e DSEK) .

Entre em contato para agendar sua consulta pelos telefones: (41) 3075-2020, (41) 3075-2018 ou (41) 9.9269-1977 (whatsapp)

 

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Agendar agora
1
Converse com Dr. Artur
Olá, para falar com Dr. Artur Schmitt e agendar sua consulta via Whatsapp, clique no botão abaixo.
Powered by