O ceratocone é uma doença que altera as características normais da córnea, alterando sua estrutura e composição.
Com o passar do tempo a córnea enfraquece e sua forma natural é alterada pela pressão intra-ocular, causando sua protusão, tornando seu formato cônico e a visão fica distorcida, causando miopia e/ ou astigmatismo irregular.
A doença é progressiva, geralmente manifesta-se na adolescência e pode evoluir até a vida adulta, prejudicando a qualidade de vida dos pacientes.
O acompanhamento com um profissional especializado é fundamental para tentar controlar o avanço da doença.
Os principais tratamentos disponíveis para o Ceratocone são:
Óculos — Nos estágios iniciais é possível utilizar óculos para corrigir a visão, porém, com a evolução da doença, eles perdem sua eficácia.
Lentes de contato — As lentes são responsáveis por 90% dos tratamentos de ceratocone, pois ajustam-se aos olhos de formato cônico, proporcionando uma superfície de refração normal e corrigir o astigmatismo irregular. Existem muitos tipos de lentes como as gelatinosas, rígidas, escleral e semi escleral.
Crosslinking — Este tratamento visa fortalecer as fibras corneanas aumentando sua resistência e impedindo o avanço do ceratocone, seu objetivo principal é impedir o avanço do ceratocone.
Anéis intra-estromais — Os anéis corneanos permitem reduzir o formato cônico da córnea, são implantes cirúrgicos de materiais especiais e biocompatíveis, que promovem melhora na curvatura da córnea e ajudam a melhorar a visão do paciente, pode ser associado com o crosslinking para obter melhores resultados.
Transplante de córnea — O transplante de córnea é a última opção de tratamento e sua necessidade vem diminuindo, pois os tratamentos terapêuticos cada vez mais assertivos podem produzir resultados interessantes e mais seguros.
Tratamento para Ceratocone em Curitiba
DR. ARTUR SCHMITT – CRM 18902
📲 Agende sua consulta via Whatsapp: (41) 9.9269-1977
📞 Telefones: (41) 3075-2020 – (41) 3075-2018